Um guia ergonómico para um escritório mais saudável e amigo das suas costas.
A ergonomia no trabalho tem vindo a ganhar cada vez mais importância, especialmente durante os últimos anos em que o número de pessoas a trabalhar a partir de casa, em espaços que não foram preparados a pensar no bem-estar das suas costas, aumentou significativamente.
Por consequência, assistimos a um aumento nas queixas de dores músculo-esqueléticas no pescoço e nas costas, causadas pela falta de exercício físico e pela má postura adotada em casa, onde muitas vezes se trabalha numa mesa comum, no balcão da cozinha, ou até mesmo no sofá. Estes hábitos podem ter, a longo prazo, um grande impacto negativo na saúde da nossa coluna, muitas vezes impossível de reverter.
A melhor solução é transformar o ambiente de trabalho, quer em casa quer no escritório, num espaço confortável, saudável e amigo das nossas costas. Assim, preparámos um guia sobre como criar um espaço mais ergonómico que o vai deixar mais confortável, saudável e produtivo!
Mais movimento, menos sedentarismo!
Já não é segredo que um estilo de vida sedentário é um dos piores hábitos que podemos ter e o seu impacto na nossa saúde pode ser destrutivo. Da mesma forma, passar muito tempo sentado e parado a trabalhar não é bom para o nosso corpo.
Assim, aconselhamos que faça pausas regulares para alongar e prevenir que os músculos do seu corpo fiquem fracos e tensos. Pode também acrescentar alguns exercícios na sua rotina para exercitar e fortalecer os músculos das costas.
Também se deve ter em consideração a quantidade de movimento no dia-a-dia, sendo que, segundo especialistas, 15 minutos em cada hora de trabalho devem ser passados de pé. Soluções sit-stand, como secretárias de altura regulável e workstations, são ideais para esta forma ativa de trabalhar, em que se alterna com frequência entre a posição levantada e sentada.
Esta é a melhor maneira de trabalhar para o seu corpo e até pode ajudar a queimar calorias! Conheça os benefícios de uma solução sit-stand aqui.
O segredo está nos ângulos
O segredo para uma posição mais ergonómica e saudável encontra-se nos ângulos que fazemos com o nosso corpo e na posição dos nossos membros quando estamos a trabalhar.
Ângulo de visão
É crucial ter um bom ângulo de visão, onde o pescoço e a cabeça estão numa posição neutra e relaxada – não inclinados nem para cima nem para baixo. O terço superior do ecrã deve ser posicionado no nível dos olhos e a tela posicionada a um braço de distância da cara. Existem diversas maneiras de conseguir posicionar a tela na posição perfeita para cada pessoa: elevadores de monitor, suportes para portáteis e braços de monitor, sendo estes especialmente úteis quando se trabalha com múltiplos ecrãs (conheça aqui as vantagens de trabalhar com dois ou mais monitores)
Eis alguns produtos que adoramos:
Posição dos membros inferiores
Quando estiver em pé, certifique-se de que sua cabeça, ombros, quadris e tornozelos estão alinhados e mantenha o seu peso distribuído uniformemente entre os dois pés. Quando estiver sentado, a dobra do joelho deve estar a cerca de um palmo da borda do assento da cadeira e deve ser mantido um ângulo de 90º. Esta posição pode ser facilmente atingida com a utilização de um apoio de pés que se adapta ao corpo de cada pessoa, como os que recomendamos aqui:
Posição dos membros superiores
Quer levantados quer sentados, os braços, os ombros, os pulsos e as mãos não devem apresentar qualquer tensão, devendo ser mantida uma posição natural que não exija qualquer esforço. Os antebraços devem estar paralelos ao chão com os cotovelos a 90 graus. Ter uma secretária, uma workstation ou uma cadeira ergonómica cuja altura seja regulável é o ideal, mas o set-up perfeito acontece com um apoio de teclado que se adapta na perfeição a cada indivíduo.
Tudo isto vai levar a uma postura saudável que previne tensão e dor no nosso corpo. Lembre-se: investir em ergonomia leva a uma postura mais saudável que vai aumentar o seu conforto, bem-estar e, consequentemente, a sua produtividade!
Referências
Comments